Atuação

O atendimento realizado no Reame seguem as orientações da Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (2009), sendo caracterizado como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 6 a 15 anos, que tem como objetivos:

• Assegurar espaços de convivência para o convívio grupal, comunitário e social e para o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mutuo;
• Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;
• Possibilitar o desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes a partir de interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária.
• Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;
• Contribuir para a inserção, reinserção e permanência no sistema educacional.

As atividades propostas pelo Reame são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. Atualmente são ofertadas oficinas de artes circenses, capoeira, esportes, jogos cooperativos, informática, arte e cultura, recreação e atividades pedagógicas.

Para o desenvolvendo dessas atividades, as crianças e adolescentes são divididas em três grupos de acordo com faixa etária. Os grupos são formados por no máximo 20 integrantes por oficina, com duração 50 minutos cada. O atendimento as crianças e adolescentes são realizados no contraturno escolar (turno matutino e vespertino), de segunda a quinta, durante 3 horas.Para alcançar os objetivos do serviço, as sextas feiras a equipe se dedica as atividades de planejamento e avaliação das ações desenvolvidas durante a semana, e as formações.

Apresentamos abaixo o quadro de atividades:

Turmas do Matutino Turmas do Vespertino
Horário Atividade Horário Atividade
8:00 Lanche 13:00 Acolhida
8:10 Acolhida 13:10 Atividade do 1º horário
8:30 Atividade do 1º horário 14:00 Atividade do 2º horário
9:20 Atividade do 2º horário 14:50 Lanche
10:10 Atividade do 3º horário 15:10 Atividade do 3º horário
11:00 Encerramento 16:00 Encerramento

A equipe de trabalho do Reame é composta por: coordenação, assistente social, educadoras de artes, de educação física, de artes circenses, auxiliar de serviços gerais e um zelador.

Para o desenvolvimento de suas ações o Reame conta com a seguinte infra estrutura: ginásio poliesportivo, sala de informática, sala de vídeo, sala de leitura, sala de artes, sala de dança, salas pedagógicas, cozinha, dispensa, almoxarifado, depósitos, refeitório, pátio, banheiros. E dispõe dos seguinte equipamentos: mesas, cadeiras, armários, freezer, fogão, geladeira, computadores.

O Reame possui espaço físico com capacidade para expansão do atendimento. O que só será possível com novas parcerias que possibilitem a ampliação da equipe de trabalho e algumas melhorias nos ambientes educativos.

Público Atendido

Para inserção no Reame a família procura o projeto e passa por uma entrevista social. Após a entrevista, a assistente social agenda uma visita domiciliar para verificar se a criança ou adolescente esta no perfil de atendimento do projeto. São públicos prioritários para o atendimento:

» Crianças e adolescentes encaminhados pela Proteção Social Especial,com prioridade para aqueles retirados do trabalho infantil e que integram o PETI; e pelo PAEFI, em especial aqueles reconduzidos ao convíviofamiliar após medida protetiva de acolhimento;
» Crianças e adolescentes com deficiência, com prioridade para as beneficiáriasdo BPC;
» Crianças e adolescentes cujas famílias são beneficiárias de programas de transferência de renda;
» Crianças e adolescentes de famílias com precário acesso a renda e a serviços públicos.
» Crianças e adolescentes submetidos a outras violações de direitos.

Após a visita, comprovado a necessidade de inclusão da criança ou adolescente no projeto, a família é convidada a fazer a inscrição e recebe todas as orientações para a participação.
Ao realizar a inclusão da criança ou adolescente a família também passa a ser atendida no Reame.

Com as famílias são realizadas as seguintes ações: acolhida; orientação e encaminhamentos; grupos de convívio e fortalecimento de vínculos; informação, comunicação e defesa de direitos; fortalecimento da função protetiva da família; mobilização e fortalecimento das redes sociais de apoio; desenvolvimento do convívio familiar e comunitário e mobilização para a cidadania.
Toda informação sobre a criança ou adolescente e sua família, é organizada no banco de dados do Reame, por meio da elaboração de relatórios e prontuários.

Atividades Comunitárias

Para além do atendimento a criança, ao adolescente e sua família, o Reame tem se constituído um espaço para interação e lazer da comunidade local. Muitas atividades são desenvolvidas em parceria com outros grupos sociais, como:

  • O projeto de Capoeira para a comunidade que funciona desde 2002 com a mestre de capoeira Alessandra Santos (Baixinha);
  • Os projetos da Adesjovem: o Meu Baião que trabalha e incentiva a cultura do forró pé de serra  o Cariacica Social Clube onde jovens de 15 a 20 anos treinam futsal.
  • A parceria com a Associação de Moradores de Cruzeiro do Sul que realiza atividade de ginástica para a comunidade na quadra.

O Reame também se faz atuante no acompanhamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Cariacica, discutindo, sugerindo e acompanhando a elaboração de políticas públicas para seu público.