Eleições REAME 2018

Na última segunda-feira, 01 de outubro de 2018, as crianças e adolescentes participaram das Eleições REAME 2018 para eleger um representante para cada turno, com o intuito de conscientizar e orientar as crianças e adolescentes do projeto sobre a importância do voto e da democracia.

Eles elegeram um representante e um vice entre quatro chapas representados pelas cores verde, amarelo, azul e branco.Todos crianças e adolescentes receberam uma cédula identificada como “Título do REAME” onde tiveram direito ao voto secreto. Eles decidiram o voto após assistirem um debate com os candidatos, onde foram abordados os seguintes temas: Meio Ambiente, Violência e Convivência. As Crianças e Adolescentes se interessaram muito pelo processo e comentaram bastante, se informando a respeito das eleições, dos candidatos, das propostas.

Com a compreensão do processo eleitoral, ficou mais fácil para as crianças e adolescentes entenderem o motivo do uso dos espaços escolares para a votação, a importância do voto e de se votar de acordo com as propostas dos candidatos.

Durante todo o processo todos os materiais para a eleição foram confeccionados pelas próprias crianças, como a cabine de votação, identificação dos partidos, a urna, as cédulas eleitorais e as elaborações das perguntas do debate.

Toda essa ação contribui para eles entenderem como deve ser a democracia em nosso país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *